terça-feira, 16 de outubro de 2012

O Museu Imperial



   As origens do palácio remontam à passagem do Imperador Dom Pedro I pela região da serra fluminense, a caminho das Minas Gerais. Ele se hospedou em uma fazenda chamada Padre Correia e encantado com a linda paisagem e com o clima ameno fez uma oferta para comprar a fazenda. O proprietário recusou a oferta, mas o Imperador adquiriu um outro lote de terra ( da Fazenda do Córrego Seco), onde queria fazer um palácio de verão, mas a ideia não foi adiante. Seu filho Dom Pedro II herdou a fazenda, e decidiu continuar com a ideia de seu pai, construindo um palacete neoclássico (entre 1845 e 1862) obras que estavam embutidas em um grande projeto urbanístico que envolvia a construção de toda uma cidade em seu entorno, Petrópolis, e previa ainda a colonização de toda a área, então quase sem habitantes.
      Hoje, o palácio abriga um acervo que reúne não apenas as peças que pertenciam ao palácio de verão, como vários objetos concernentes ao Império, vindos de várias partes do Brasil. Entre elas, o manto imperial:

                                       



              o cofre de sévres e bronze da Princesa de Joinville:

                            

 e a peça que mais chama a atenção, a Coroa Imperial de D. Pedro II, em ouro cinzelado, ornada com 640 brilhantes, e 100 pérolas:

                                  


   Num pavilhão à parte, liteiras e carruagens que transportavam a família imperial:

                                

  No prédio anexo funciona o Arquivo Histórico do Museu Imperial, onde se encontram preservados documentos que contam a história da monarquia no Brasil desde a chegada de D. João VI até a proclamação da República, uma biblioteca iniciada a partir do acervo de D. Pedro II e D. Teresa Cristina.

  O jardim guarda 99 espécies botânicas diferentes:


                            

  Ficou com vontade de visitá-lo? Verifique nossa página "Horários e Localização" para saber como chegar e o horário do funcionamento do museu.


                                                - Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário